Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Sindicato de hospitais privados diz que 80% dos leitos reservados à Covid-19 estão vazios em SP

Queda nas internações é creditada ao sucesso da vacinação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pesquisa do Sindicado dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de SP que acompanha a internação de pacientes com Covid-19 nas instituições privadas mostra que, em outubro, 80% dos leitos destinados à doença em UTIs estão vazios, e 20% abrigam doentes em tratamento.

QUEDA LIVRE  

No mês passado, a ocupação era maior: 28%.

QUEDA 2  

A situação nos leitos clínicos de Covid-19 é parecida: apenas 14,7% deles estão ocupados, contra 25,75% da pesquisa anterior.

QUEDA 3 

A evolução positiva dos números a cada pesquisa levou a entidade a decidir suspender os levantamentos.

PARALELAS  

Os números dos hospitais privados coincidem com os da rede pública. Na sexta (15), a coluna revelou que as internações de pacientes por Covid-19 em hospitais municipais da capital paulista caíram 90%.

PARALELAS 2  

“A diminuição na ocupação dos leitos deve-se ao avanço do processo de vacinação especialmente na faixa etária dos idosos”, diz o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin. “Hoje as internações caíram nas faixas etárias entre 51 e 60 anos e acima de 70 anos, sendo que até poucos meses as internações de idosos eram a maioria”, segue ele.

PERFIL  

Com 82,5% da população do estado de São Paulo vacinada, as internações despencaram no estado. Com isso, os vacinados acabam predominando entre os que acabam precisando de hospital.

PERFIL 2 

Assim como na rede pública, nos hospitais privados os imunizados são hoje a maioria: 72,7% dos internados em UTIs já receberam a segunda dose, ou a dose única, da vacina. E 21,2% já tomaram a primeira dose.

OFICINA DA VIDA

O ator Reynaldo Gianecchini e o diretor José Celso Martinez Corrêa em cena do longa 'Fédro', de Marcelo Sebá, que será exibido na Mostra de Cinema de SP
O ator Reynaldo Gianecchini e o diretor José Celso Martinez Corrêa em cena do longa 'Fédro', de Marcelo Sebá, que será exibido na 45ª Mostra de Cinema de SP - Pedro Pedreira/Divulgação

O reencontro de Reynaldo Gianecchini com o diretor José Celso Martinez Corrêa, 20 anos após o ator deixar o Teatro Oficina, é o mote de “Fédro”, primeiro longa-metragem de Marcelo Sebá. O filme será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no dia 24.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.