Pós-covid 19: desafios no cuidado


53 alunos fazendo este curso

ou entre para ver este curso.
por André Giglio Bueno
90 minutos
5 Lições
134 Alunos

Descrição do Curso

curso_7_capa

Sejam bem-vindo (a) ao Curso Pós-covid 19: desafios no cuidado.
Olá, tudo bem? Quando o mundo conheceu a covid -19 e entendeu que estava acontecendo uma pandemia, a vida em nosso planeta mudou. E muito. O impacto foi e tem sido sentido na vida das pessoas e de suas famílias, das comunidades, territórios e países em todas as áreas, sejam sociais ou econômicas.
Impacto no adoecer e morrer que tem a ver com a desigualdade social. Impacto gigantesco nos sistemas de saúde, organizados de diferentes formas nos países, refletindo diferentes concepções de proteção social. Uma doença nova, desconhecida, causada por um vírus, o SARS-CoV-2, um tipo de coronavírus.
Neste curso, serão apresentados outros desfechos para a covid 19 além da cura ou o óbito, como a covid prolongada, as sequelas e outras situações, buscando entender o impacto na vida das pessoas e como suspeitar destes quadros no cotidiano de trabalho na comunidade, propondo a reflexão da importância do trabalho em equipe para o enfrentamento da situação e as possibilidades de cuidado com e para estas pessoas e suas famílias no território e na região de saúde.
Esperamos que seu aprendizado seja muito proveitoso.
Um forte abraço,
Equipe Hubcovid

Sobre os docentes

Clezio Cordeiro de Sá Leitão
Médico e farmacêutico, doutor em saúde pública pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz, professor adjunto do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e preceptor do Programa de Residência em Clínica Médica do Hospital das Clínicas da UFPE.

Maria Cristina Sette de Lima
Médica sanitarista, consultora do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, professora de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco -FCM/UPE e coordenadora do MBA em Serviços de Saúde e Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE.

Ao final do módulo espera-se que você saiba

Compreender que além da fase aguda as pessoas que adoeceram por covid podem apresentar sintomas prolongados, sequelas e outras situações

Entender o impacto destas situações na vida das pessoas

Suspeitar e identificar pessoas que podem estar nas situações acima descritas em seu cotidiano de trabalho na Unidade Básica de Saúde

Planejar em equipe as possibilidades de cuidado com e para estas pessoas e suas famílias no território e na região de saúde

Módulos

53 alunos fazendo este curso

ou entre para ver este curso.