Fibrose pulmonar pós-COVID-19


63 alunos fazendo este curso

por André Giglio Bueno
90 minutos
5 Lições
162 Alunos

Descrição do Curso

curso_5_galeria.png

Olá!
Seja bem-vindo(a) ao módulo de fibrose pulmonar pós-COVID-19!
Neste módulo serão apresentadas as últimas evidências acerca da fisiopatologia da fibrose pulmonar pós-COVID-19 bem como serão fornecidos subsídios para a adequada suspeição clínica dentro de um subgrupo de pacientes de risco de evolução para a doença manifesta.
Serão abordados os principais sinais de alarme para provável evolução para a doença bem como será fornecida adequada orientação para uma investigação inicial do paciente com sinais e sintomas sugestivos da doença.
O papel educativo do médico e do profissional de saúde na adequada orientação, solicitação dos exames adequados no momento adequado e no pronto reconhecimento dos principais sinais de alarme na evolução para a condição é deveras importante e deve ser abordado de maneira sistemática.
Um forte abraço!

Equipe Hubcovid

Sobre o docente

Ricardo Siufi Magalhães

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2012). É Segundo Tenente da Reserva pelo Exército Brasileiro (2013). Concluiu Residência Médica em Clínica Médica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ) em 2016 e em Pneumologia e Tisiologia em 2019 (Unicamp). É Mestre em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp. Atualmente é Docente em Pneumologia na Faculdade São Leopoldo Mandic, Médico Colaborador na Disciplina de Pneumologia – Unicamp e Professor de Pneumologia no Curso Estratégia MED, Coordenador do Centro de Cuidados Integrados Pós-COVID-19 do Hospital Vera Cruz.- Campinas, Além de Ter Concluído MBA Executivo – Gestão em Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein em Outubro de 2022. Tem experiência na área de Pneumologia, Medicina Respiratória e Medicina de Urgência e Emergência, com Ênfase em Ensino.

Ao final do módulo espera-se que você saiba

Ser capaz de suspeitar clinicamente da fibrose pulmonar pós-COVID-19

Ser capaz de identificar os subgrupos com maior probabilidade clínica de evolução para fibrose pulmonar pós-COVID-19

Reconhecer necessidade de buscar ativamente a doença em uma determinada população

Ter ciência das terapias não farmacológicas bem como dos alvos terapêuticos farmacológicos em estudo

Módulos

63 alunos fazendo este curso