Fibrose pulmonar pós-COVID-19


59 alunos fazendo este curso

ou entre para ver este curso.
por André Giglio Bueno
90 minutos
5 Lições
150 Alunos

Descrição do Curso

curso_5_galeria.png

Olá!
Seja bem-vindo(a) ao módulo de fibrose pulmonar pós-COVID-19!
Neste módulo serão apresentadas as últimas evidências acerca da fisiopatologia da fibrose pulmonar pós-COVID-19 bem como serão fornecidos subsídios para a adequada suspeição clínica dentro de um subgrupo de pacientes de risco de evolução para a doença manifesta.
Serão abordados os principais sinais de alarme para provável evolução para a doença bem como será fornecida adequada orientação para uma investigação inicial do paciente com sinais e sintomas sugestivos da doença.
O papel educativo do médico e do profissional de saúde na adequada orientação, solicitação dos exames adequados no momento adequado e no pronto reconhecimento dos principais sinais de alarme na evolução para a condição é deveras importante e deve ser abordado de maneira sistemática.
Um forte abraço!

Equipe Hubcovid

Sobre o docente

Ricardo Siufi Magalhães

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2012). É Segundo Tenente da Reserva pelo Exército Brasileiro (2013). Concluiu Residência Médica em Clínica Médica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ) em 2016 e em Pneumologia e Tisiologia em 2019 (Unicamp). É Mestre em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp. Atualmente é Docente em Pneumologia na Faculdade São Leopoldo Mandic, Médico Colaborador na Disciplina de Pneumologia – Unicamp e Professor de Pneumologia no Curso Estratégia MED, Coordenador do Centro de Cuidados Integrados Pós-COVID-19 do Hospital Vera Cruz.- Campinas, Além de Ter Concluído MBA Executivo – Gestão em Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein em Outubro de 2022. Tem experiência na área de Pneumologia, Medicina Respiratória e Medicina de Urgência e Emergência, com Ênfase em Ensino.

Ao final do módulo espera-se que você saiba

Ser capaz de suspeitar clinicamente da fibrose pulmonar pós-COVID-19

Ser capaz de identificar os subgrupos com maior probabilidade clínica de evolução para fibrose pulmonar pós-COVID-19

Reconhecer necessidade de buscar ativamente a doença em uma determinada população

Ter ciência das terapias não farmacológicas bem como dos alvos terapêuticos farmacológicos em estudo

Módulos

59 alunos fazendo este curso

ou entre para ver este curso.